segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Bafta confirma favoritismo por Heath Ledger e outros atores

A corrida para o Oscar 2009 está começando a perder a graça. Há muito tempo não se via favoritos com tanta força na temporada pré-premiação da Academia de Hollywood, diz Bianca Kleinpaul, colunista de O Globo. O exemplo mais recente foi o Bafta (British Academy of Film and Television Arts) na noite deste domingo (09/02). Sem surpresas, 'Quem quer ser um milionário?' - indicado em 11 categorias - levou sete prêmios, incluindo Melhor Filme, Direção e Fotografia, e segue disparado na corrida pelas estatuetas douradas, no dia 22 de fevereiro.

Kate Winslet - que conseguiu o feito de ser indicada na mesma categoria, Melhor Atriz Principal, por dois filmes diferentes - conquistou mais um prêmio pelo seu trabalho em 'O Leitor'. Ela também concorria por 'Foi Apenas Um Sonho', em que volta a fazer par romântico com Leonardo DiCaprio, seu parceiro em 'Titanic', que lhe rendeu o Globo de Ouro de atriz dramática. 'O Leitor', em que vive uma ex-guarda da polícia nazista, também lhe rendeu o Globo de Ouro este ano, mas de atriz coadjuvante.

Se no Globo de Ouro ela foi às lágrimas com o prêmios, no Bafta ele se comportou melhor. Pelo menos na frente das câmeras.

"De qualquer maneira vou cair em lágrimas", disse ela.

Voltando à cena de forma triunfal, Mickey Rourke ganhou novamente o prêmio de Melhor Ator por seu fortíssimo personagem em 'O Lutador'. Com um Globo de Ouro em mãos e sempre deixando para trás concorrentes fortes como Sean Penn (por 'Milk') e Brad Pitt (por 'O Curioso Caso de Benjamin Button'), o ex-galã dos anos 1990 e astro de '9 1/2 semanas de amor' segue favoritíssimo ao Oscar. Nos últimos quatro anos, os atores que ganharam o Bafta também levaram a estatueta dourada para casa.

"É um grande prazer estar de volta, fora da escuridão", falou Rourke ao ganhar o prêmio pelo filme que chega ao Brasil na sexta-feira (13/02).

Ambientado em Mumbai, 'Slumdog Millionaire' (no original) ganhou nas categorias Melhor Filme, Melhor Diretor com Danny Boyle, Roteiro Original, Música, Fotografia, Edição e Som. A co-produção britânica, que estreia no Brasil em 6 de março, conta a história de um garoto indiano que participa de uma versão do programa de TV 'Who wants to be a millionaire' e fica próximo de virar um milionário.

O sucesso do filme de baixo orçamento está surpreendendo a todos e levantou controvérsias na Índia. Muitos são contra o retrato que o filme faz da pobreza no país e reclamam do polêmico título original da obra, que significa "cachorro de favela milionário".
"Cheguei a pensar que seríamos lançados direto em DVD no mundo todo", disse o roteirista premiado Simon Beaufoy.

Nas categorias de coadjuvantes deu Penélope Cruz (por sua hilária e louca ex-mulher em 'Vicky Cristina Barcelona', de Woody Allen) e Heath Ledger em 'Batman - O Cavaleiro das Trevas', dando todas as dicas que os dois podem levar o Oscar para casa. Se o falecido intérprete de Coringa ganhar, será o segundo ator a levar uma estatueta póstuma. O primeiro foi Peter Finch, por 'Rede de Intrigas', em 1976.

Conhecido como o Oscar inglês, a premiação atraiu várias celebridades para o tapete vermelho do Royal Opera House, em Londres. Estava lá o casal mais fotografado do mundo das celebridades, Brad Pitt e Angelina Jolie (ela concorria por 'A Troca' e vestia um quase longo preto e amarelo Armani), Sharon Stone lindíssima em um longo justo e vermelho no auge de seus 51 anos, além da estrela do rock Mick Jagger, Meryl Streep, Daniel Craig e o diretor e criador do 'Monty Python', o britânico Terry Gilliam, que ganhou um prêmio especial por sua carreira.
Clique aqui e veja as fotos.

'Wall-E' venceu o prêmio de Melhor Animação, enquanto o drama francês ''I've loved you so long'' ganhou o Bafta de Melhor Filme de Língua Estrangeira.

Assista o vídeo:



Ps: Ahhh, que feliz!
Fico muito feliz que o Ledger tenha ganhado esse Oscar inglês. Mas um, graças a Deus!
Agora a espectativa é verdadeiramente para o Oscar americano, não é mesmo?
Vamos torcer!
=)

1 comentários:

Anônimo disse...

Que lindoooooo!!
Ele mereceu o bafta e mereceu todos os seus prêmios!
Agora é dedos cruzados para o OSCAR!!

E Como sempre... muita emoção *_*