domingo, 9 de março de 2008

Biografia

Nome original: Heathcliff Andrew Ledger
Nome artístico: Heath Ledger
Data de Nascimento: 04 de Abril de 1979
Local de Nascimento: Perth, Austrália
Descendência: irlandesa e escocesa
Pais: Sally (professora de Francês) e Kim (engenheiro)
Irmãs: Kate Ledger (irmã legítima), Olivia Ledger (por parte de pai) e Ashleigh Bell (por parte de mãe).
Apelido: Heathy
Escola que estudou: Guildford Grammer School
Onde morava: SoHo, New York, EUA
Animal de estimação: 2 cães, um Yorkshire Terrier chamado Bob, e um Cocker Spaniel chamado Ned. Heath ainda tinha um canguru na casa do pai.
Esportes favoritos: hóquei, tênis, surf, snowboarding, alpinismo e equitação.
Hobbies: surfar, andar de skate, ler, escrever poemas e adorava fotografia.
Relação com a família: enfrentou bem o divórcio dos pais em 1989, e acabou indo morar com o pai.
Nostálgico: gostava de dias chuvosos e filmes em preto e branco.
Emprego: antes de ser ator, Heath lavou carros para conseguir algum dinheiro.
Melhor amigo: Trevor. Heath e Trevor se conheciam desde os 3 anos de idade.
Comida favorita: Sushi (comida japonesa)
Ídolos: Gene Kelly e Judy Garland
Filme favorito: Coração Valente e Summer Stock. No gênero ação, Heath gostava de Mad Max.
Bandas favoritas: U2, Doors, Led Zepplin, Spiderbait, Miles Davis e Silverchair.
Cantoras favoritas: Janis Joplin e Tracy Chapman
Cantores favoritos: Beck, David Bowie e Ben Harper
Jogo favorito: adorava assistir aos jogos de basquete do Los Angeles Lakers.
O que gostava de vestir: calça jeans, jaqueta de couro e camiseta.

Filmografia

1988 - Home And Away
1992 - Clowning Around
1993 - Ship To Shore
1996 - Sweat
1997 - Blackrock
1997 - Roar
1997 - PC - Digitando Confusões (voz)
1997 - Bush Patrol
1997 - Assassinato Em Blackrock
1999 - 10 Coisas Que Eu Odeio Em Você
1999 - Two Hands
2000 - O Patriota
2001 - Coração de Cavaleiro
2001 - A Última Ceia
2002 - As Quatro Plumas
2003 - O Devorador de Pecados
2003 - Ned Kelly
2005 - Os Irmãos Grimm
2005 - O Segredo de Brokeback Mountain
2005 - Casanova
2005 - Os Reis de Dogtown
2006 - Candy
2007 - Não Estou Lá
2008 - Batman - O Cavaleiro das Trevas
2009 - The Imaginarium of Dr. Parnassus (incompleto)


História


Heath e suas três irmãs.

Vida familiar

Ledger nasceu em Perth, Austrália Ocidental. Era filho de Sally Ledger Bell, uma professora francesa, e Kim Ledger, um piloto de corridas e engenheiro de minas. A mãe de Ledger descende do clã Campbell da Escócia e a família do seu pai é conhecida em Perth por ser a dona da Casa de Fundação Ledger. Tinha três irmãs, Kate, Olivia Ledger e Ashleig Bell. Heath e sua irmã Kate receberam esses nomes como homenagem aos personagens principais do livro Wuthering Heights de Emily Brontë. A Fundação de Caridade Sir Frank Ledger recebeu este nome por causa de seu bisavô. Ledger estudou na Guildford Grammar School, onde teve a sua primeira experiência de ator numa peça sobre Peter Pan, aos dez anos de idade.

Vida pessoal

De Agosto de 2002 até abril de 2004, Ledger namorou a atriz Naomi Watts, que conheceu durante as filmagens de Ned Kelly. Havia, antes, namorado as atrizes Lisa Zane e Heather Graham.

Em 2004, Ledger se envolveu com Michelle Williams, que conheceu durante as filmagens de Brokeback Mountain. A filha deles, Matilda Rose, nasceu em 28 de outubro de 2005 na cidade de New York. O padrinho da criança é Jake Gyllenhaal, que também atuou em Brokeback Mountain e a madrinha é Busy Phillips, que atuara com Williams no seriado adolescente Dawson's Creek.

Em agosto de 2007, a revista Us Weekly informou que Ledger e Williams haviam acabado com seu relacionamento devido à tumultuada agenda de compromissos de ambos. Nenhum dos dois confirmaram ou negaram o rumor. Em setembro daquele mesmo ano, Larry, o pai de Williams, confirmou ao jornal australiano The Daily Telegraph que o relacionamento dos dois havia realmente acabado.

No começo de 2008, foi informado pela mídia que Ledger estava saindo com a modelo Gemma Ward, após terem comemorado os feriados do fim de 2007 juntos.


Carreira


Heath Legder e Jack Gyllenhaal interpretando dois
cowboys gays, no filme "O Segredo de Brokeback Mountain".

Década de 90

Aos dezesseis anos de idade, Ledger fez exames de graduação rápida no ensino médio e partiu para Sydney com o melhor amigo, Trevor DiCarlo, para tentar consolidar-se como ator. Voltou para Perth para atuar como um ciclista homossexual na série de televisão Sweat, de 1996.

Em 1996, antes de fazer a sua estreia no cinema australiano em Blackrock, Ledger envolveu-se em Roar, uma série de duração curta da Fox Broadcasting Company. Em 1999, Ledger estrelou na comédia adolescente 10 Things I Hate About You, e começou a ganhar visibilidade nos Estados Unidos da América. Também naquele ano estrelou no aclamado filme australiano Two Hands.

Década de 2000

De 2000 até 2005, Ledger estrelou em The Patriot, Monster's Ball, A Knight's Tale, The Four Feathers, Ned Kelly, The Order e The Brothers Grimm. Em 2001, ganhou o prémio ShoWest de Futura Estrela Masculina com base nas suas performances em The Patriot e A Knight's Tale. Em 2003, foi nomeado um dos actores favoritos daquele ano pela edição australiana da revista GQ.

Em 2005, Ledger recebeu o prêmio de melhor actor do Círculo de Críticos de Cinema das cidades de New York e de São Francisco pelo seu aclamado desempenho no filme Brokeback Mountain de Ang Lee. Neste, Ledger interpreta um cowboy homossexual do estado de Wyoming, Estados Unidos, chamado Ennis Del Mar, que se apaixona pelo sonhador Jack Twist, interpretado por Jake Gyllenhaal. Por esta performance, recebeu também indicações para os prêmios de melhor ator nos Globo de Ouro e Oscar.

Também em 2005, Ledger interpretou uma versão fictícia de Giacomo Casanova em Casanova. O filme, uma comédia romântica co-estrelada por Sienna Miller e Jeremy Irons, recebeu duras críticas e pouca bilheteria, sendo o primeiro filme de Ledger a não obter êxito comercial ou crítico.

Em 2006, Ledger foi convidado a tornar-se membro da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. Em 2007, foi um dos seis actores a interpretar Bob Dylan em I'm Not There.

Ledger interpretou o Coringa, vilão das histórias de banda desenhada de Batman, em The Dark Knight, sequela de Batman Begins, de 2005. O filme tem estreia prevista para 18 de Julho de 2008. Como o filme já estava em etapa de pós-produção após a morte de Ledger, não deve sofrer alterações. No entanto, não se pode dizer o mesmo sobre a campanha de marketing viral na sua personagem.

Heath estava a filmar The Imaginarium of Doctor Parnassus na época da sua morte. Os produtores não sabem se irão continuar a filmar.

Direção

Ledger tinha fortes aspirações a se tornar diretor de cinema. Explorou esse seu lado em alguns videoclipes e numa curta-metragem. Em 2006, dirigiu três videoclipes: "Morning Yearning" de Ben Harper, e "Cause an Effect" e "Seduction Is Evil (She's Hot)" de N'fa, rapper australiano. Em 2007, revelou numa conferência de imprensa no Festial de Veneza que gostaria de dirigir um filme sobre Nick Drake, cantor e compositor britânico morto prematuramente aos 26 anos. Este foi o tema de "Black Eyed Dog", a sua primeira e única curta-metragem.

Ledger estava a trabalhar numa adaptação cinematográfica de The Queen's Gambit, de Walter Tevis, com o produtor e argumentista escocês Allan Scott. Este seria o seu primeiro filme como diretor.


Morte

Na manhã do dia 22 de janeiro de 2008, a empregada do ator, Teresa Solomon, entrou no apartamento do ator, situado no bairro do Soho - New York, com sua própria chave, para seu trabalho habitual. Por volta das treze horas, ela entrou no quarto de Ledger para trocar uma lâmpada, e viu o ator dormindo.

Às 14h45, a massagista Diana Wolozin apareceu para sua sessão agendada com o ator. Wolozin e Solomon bateram à porta do quarto de Ledger mas não obtiveram resposta. A massagista então entrou no quarto, preparou a mesa de massagem e tentou acordar Ledger.

Wolozin disse à polícia que, a essa altura, o ator já estava frio, porém, acreditou que ele estava apenas inconsciente. Decidiu então pegar o celular de Ledger e ligou para a atriz Mary-Kate Olsen, cujo número estava na memória – os dois eram amigos - e perguntou a ela o que deveria fazer. Olsen, que também vive em Manhattan mas se encontrava na Califórnia, respondeu dizendo que enviaria seus seguranças privados para ajudar na situação. Na seqüência, a massagista ligou para o resgate. A atendente da emergência ainda orientou Wolozin nas técnicas de reanimação.

Os paramédicos chegaram minutos depois, praticamente no mesmo momento em que os seguranças de Olsen também apareceram. Ledger já estava morto.

Diversas hipóteses foram levantadas pelas autoridades e a imprensa em relação à verdadeira causa da morte prematura do ator, inclusive suicídio. Após duas semanas de investigação, o IML de New York finalmente concluiu que a causa da morte havia sido por intoxicação acidental de remédios prescritos (oxicodona, hidrocodona, diazepam, temazepam, alprazolam e doxilamina) com efeitos calmante e sonífero.

O Funeral de Ledger aconteceu em Perth, Austrália, sua cidade natal, no dia 09 de fevereiro de 2008. Na ocasião, houve uma breve homenagem de 90 minutos e apenas 10 pessoas, entre amigos e familiares foram autorizadas a estarem presentes no evento reservado. Ledger foi cremado e suas cinzas dispersas na sua praia australiana favorita, Cottesloe Beach. Após isso, seus parentes e amigos juntaram-se ao mar numa emocionante celebração coletiva, uma última homenagem ao jovem ator.

22 comentários:

Anônimo disse...

Amei... saber um poucooO mais sobre a VIDA de Heath... banda favorita, esportes... e juroOO que nãOO sabia que tinha irmãs, só por parte de pai, ou só por parte de mãe... ótimaaa a biografia dele... e nussaaa, nãoO acreditoo que a comida favorita dele era SUSHI... :D HUAHUHAuhuA!!! BeijãoOOO

Unknown disse...

cara adorei saber essas coisas,muito bem colocado essas informações;
ele merece essa homenagem
HAHAHAHAHHA
falOuuu

Anônimo disse...

Bem adorei a voca atitude de lembrar sempre o ledger... nao perdi um unico filme dele... o Cavaleiro das Trevas foi lindo msm.. O seu papel foi um maximo....
gostei de conhecer este blog...
continuem assim...pk o Ledger nunca saira de nos.

Anônimo disse...

parabéns pela biografia foi bem colocada,parabéns e que Heath esteja em paz agora,vcs já fizeram homenagem a ele?
adorei saber um pouco mais da vida do Heath...

parabéns pela biografia :)

beijos:)

Anônimo disse...

Heath Ledger
You're just too go be true
Can't take my eyes off you!!!


Saudades...eternas saudades...

Anônimo disse...

parabéns pelos seus trabalhos heath vc foi e sempre será um ótimo ator...adorei o filme que vc contracenou com jake gyllenhaal em "o segredo de brukeback mountain", meus parabéns.

Anônimo disse...

sentiremos saldades heath

olindo lemos disse...

pow...o cara foi cedo demais. Esse tipo de coisa me faz refletir muito, a vida é breve, pessoas jovens vêm e vão e a roda continua girando como bem canta John Mayer na Música Wheel. O cara era talentoso e o cinema perdeu muito com a morte dele. Será muito bem lembrado pelo os que admiravam o trabalho dele, como eu.

Unknown disse...

SUPER LEGAL!!!!!!!!!
GOSTEI D+ DE SABER UM POUCO MAS DA VIDA DO HEATH.
VAMOS SENTIR MUITO A FALTA DELE.
E COM CERTEZA ELE MERECE ISSO E MUITO MAIS.
BJSSS

Unknown disse...

Esta noite assisti o filme "Candy", já sabendo que era ele quem atuava. Um grande ator. Que ele fique em paz e encante a todos no céu com sua arte. Um beijo. Giselle.

Clarissa Melo disse...

eu adoro o trabalho do Ledger desde muito pequena e quando soube de sua morte chorei muito....Mas nos meses seguintes eu comecei a assistir seus filmes mais empolgada e consequentemente trizte...Meu filme favorito dele é o Batman-O cavaleiro das trevas-,e senti muito remosso por eçle não estar vivo ew receber seu merecidop prêmio.Eu gosto muito da Michelle e torço para que ela volte logo para o universo do cinema,sua filha Matilda é muito linda e espero que siga a carreira dpo pai tão bem quanto!
Heath,só quero que saiba que te adoro e você ficará para sempre no coração de seus fâs!

bjuh,

Cacá Melo

Ellen Carolina disse...

Sabe as vezes eu me pego pensando nele, ele foi um grande homem e um otimo ator eu sinto muito pela morte dele ja vai faze 2 anos q ele morreu mas ele ta muito presente aqui. as vezes eu axo q q eu sp loca porr gosta tanto dele.

Anônimo disse...

Nossa eu sou megaa apaixonada pelo heathy e sinto demais a morte de uma homem tão integro e tão talentoso quanto ele, parabens a responsavel pelo blog está muito bom mesmo, beijoos !

Anônimo disse...

Infelizmente essa era a virgula final de sua vida, ele veio para mostra para esses atores novato como um ator talentos trabalha bem, com simplicidade e com carismo não tem como vocé pegar uma pessoa que nasseu em berço de oura e fazer-ela brilhar em um papel de gente humilde os empresarios de produtoras brasileira tinhha que dá mais opotuinidade para pessoas simples do brasil que rala para ser um ator de tiatro a assim o cinema brasieleiro seria digno de um oscar, pegue todas as biografia dos ultimos atores e diretores e vocé vera quem merece ou não mereceo oscar.De todos os filme que vi de-le o melhor foi um melhor do que outro o meu favorito é dez coisas que eu odeio em vocé mas o papel que mais marcou foi do personagen-vilão curingo até o jack nilcksom ficou admirado com o desmpenho do ator novato, o diretor e roteirista christopher nolam que diregiu o longa-batman o cavalheiro das trevas não vai tão cedo dirgir um outro filme do batman com o parcipação do curinga em respieto a esse ator maravilhoso que deixa saudade

Joyce N. Santos disse...

Nossa eu adorei essa biografia,muito bem feita!!!
O Heath era perfeito e um ator sem igual...ele faz muita falta a Hollywood e a todos nós.Vai ser meueterno Coringa!!!
Virou conserteza um anjo iluminado lá no céu!!!
Parabéns.
beijoss

Anônimo disse...

Adorei o blog , bem legal

MICHELE HC disse...

AMEIIII O BLOG AMOOO MUITO O HEATH E SINTO MUITA SAUDADE DELE I NEED YOU HEATH

Anônimo disse...

amo tudo o que se refer a HEATH LEDGER ... sinto imensamente sua falta... ALL OF MY LOVE s

Anônimo disse...

doi em mim a sua falta HEATH mas as vezes DEUS me permite sentir sua presenca perto de mim... dentro do meu coracao. TE AMO s

Anônimo disse...

Ainda não acredito q tudo isso tenha acontecido,aonde quer q esteja saiba q para mim sera sempre inesquecivel. Voce deixou marcas q dificilmente serao esquecidas... bjs te adoro eternamente saudades.

Mandy disse...

Heath, i miss you!
Grande talento que perdemos, mas que nunca saíra de nossos corações!

I Love Heath forever!

TaniaFer disse...

Obrigada! Nunca, jamais e em tempo algum haverá outro como Heath Ledger...