sábado, 27 de setembro de 2008

Atriz Michelle Williams se refugia no trabalho desde a morte trágica do ex-marido Heath Ledger

Consagrada no papel da maltratada esposa de um caubói gay em "O Segredo de Brokeback Mountain" (2005), Michelle Williams, indicada ao Oscar pelo filme de Ang Lee, chegou aos 28 anos adulada por alguns dos mais importantes realizadores da atualidade, graças a uma série de trabalhos marcados pela ambição criativa.

É o caso de "Shutter Island", filme que Martin Scorsese finaliza atualmente, baseado no romance "Paciente 67", de Dennis Lehane, no qual a atriz atua ao lado de Leonardo DiCaprio, Max von Sydow e Ben Kingsley. Mas se a carreira de Michelle parece ter evoluído com rapidez, isso se deve, em parte, à sua atitude introspectiva - marcada por trabalhos em pequenas produções e por atuações sutis - e ainda pelo fato de sua trajetória ter sobrevivido à sombra que envolve sua vida pessoal desde 22 de janeiro. Essa foi a data da trágica morte de seu ex-marido, o ator Heath Ledger, com quem teve uma filha, Matilda Rose Ledger, que completará 3 anos em outubro.

Ledger, o surpreendente Coringa de "Batman - O Cavaleiro das Trevas", foi encontrado morto em seu apartamento no Soho, em Nova York. Desde então, Michelle não se pronunciou sobre o caso, a fim de poupar a pequena Matilda. E assim se mantém até hoje.

"Há um limite tênue entre querer ser conhecida e compreendida e perceber o que é sagrado", diz ela.

A maturidade de Michelle como atriz e sua capacidade de se deslocar entre os gêneros dramáticos já ficavam explícitas na novela adolescente "Dawson's Creek", na qual interpretava a problemática Jen Lindley. Na tela grande, ela revelou dotes para a comédia rasgada "Dick" e "The Baxter", e para dramas emotivos, em especial o da sofrida Alma, de "O Segredo de Brokeback Mountain".

Na produção independente dos EUA, ela é estrela freqüente em longas-metragens como "O agente da estação" e "The Hawk is Dying" (ainda inédito no Brasil), nos quais despertou a atenção de cineastas autorais como Wim Wenders, com quem rodou "Medo e obsessão", e Todd Haynes, que a escalou para "Não estou lá".

Apesar de seu histórico profissional, o que mais despertou o interesse público em Michelle foi o relacionamento com Ledger, iniciado em 2004, enquanto filmava "O Segredo de Brokeback Mountain", no qual ele interpretava o vaqueiro homossexual Ennis Del Mar. Perseguidos por paparazzi e vendo cada um de seus passos monitorados em colunas de fofocas, o casal se estabeleceu em uma casa no Brooklyn, em Nova York, ao lado de Matilda. O relacionamento terminou em setembro de 2007. Mas os tablóides sensacionalistas não a deixaram em paz depois disso, intensificando o cerco à atriz após a morte de Ledger, o que está tornando 2008 um ano difícil para a atriz.

0 comentários: