terça-feira, 1 de julho de 2008

Heath Ledger está assustador em 'O Cavaleiro das Trevas'



Chris Nolan contratou o ator Heath Ledger para representar um vilão assustador cuja vida caótica ameaça o público, e o diretor do novo filme de Batman, "O Cavaleiro das Trevas", disse que conseguiu exatamente o que queria.

O filme é uma das últimas aparições nas telas do cinema deste grande ator indicado ao Oscar, que morreu em Janeiro, aos 28 anos, de overdose acidental de remédios, e a representação que ele faz do malévolo Coringa fascinou o público nas primeiras sessões do filme.

"Nós dois vimos o papel sob a mesma ótica", disse Nolan à revista Reuters no domingo. "Tinha que ser muito assustador - uma força anárquica, uma pessoa dedicada ao caos e à idéia de destruir o mundo à sua volta para sua própria diversão".

Numa sessão do filme realizada no sábado em Los Angeles para jornalistas, o elenco e a equipe técnica, houve manifestações de choque de algumas pessoas quando o maligno Coringa (o primeiro apareceu na tela, durante um tenso assalto de banco na sequência inicial).

Com seus cabelos desgrenhados, rosto branco e marcado por cicatrizes, olhos manchados de preto e batom vermelho aplicado como se fosse por uma mão embriagada - tudo isso ainda mais perturbador pelo fato de ser acompanhado de camisa e gravata ordeiros. Ledger parecia ter mergulhado em seu interior para buscar seus demônios mais sombrios e profundos, canalizando-os para a caracterização de um anti-herói maligno. No filme baseado na HQ "Batman", Coringa orquestra uma série de assassinatos, sequestros e explosões de bombas para tentar deixar Nova York de joelhos, e cabe a Batman (Christian Bale) impedi-lo.
O Coringa recriado por Ledger está muito distante de sua versão semicômica apresentada por Jack Nicholson em "Batman" de 1989.

Legados


Nolan disse que o retrato feito por Ledger de um caubói gay taciturno em "O Segredo de Brokeback Mountain", de 2005, que valeu ao ator uma indicação ao Oscar, o fez pensar que ele seria capaz de fazer qualquer papel.

Heath Ledger talvez seja recordado sobretudo como um ator sensível e talentoso que, em poucos anos de trabalho, demonstrou uma gama impressionante de habilidades, representando desde o bonitão bronzeado de "Coração de Cavaleiro" até o niilista homicida de "Cavaleiro das Trevas".
Ele se mostrou igualmente à vontade como amante charmoso em "Casanova", adolescente do século 18 ansioso por ir à guerra em "O Patriota" e surfista californiano em "Os Reis de Dogtown". Entre seus outros filmes estão "Ned Kelly" e "A Última Ceia" .

Chris Nolan comentou: "É inevitável que se pense, 'o que ele não poderia ter realizado se tivesse vivido mais?' E é de partir o coração ver uma pessoa alcançar tamanha grandeza, mas ter todo esse potencial encerrado de maneira trágica".

2 comentários:

M. disse...

Não vejo a hora de ver este filme! Eu quase choro lendo este post. E antes da estréia oficial do Batman aqui no Brasil irei postar todos os dias algo sobre Heath Ledger. Depois dá uma passadinha lá. Beijos.

Anônimo disse...

também nao vejo a hora ver!!
e comprovar defitivamente q a atuaçao do nosso amado Ledger esta impecavel!! :)
cada vez q eu releio o ultimo paragrafo onde o Chris Nolan comenta sobre Heath.. bate aquela tristeza, a dor... e eu prosigo sem acreditar q infelizmente eh real, a dura verdade!! E pelo jeito, para fechar com chave de ouro ele nos deixou um maravilhoso trabalho para q nao restem duvidas de q ele era um grande ator e jamais será esquecido!!
HLE !! s2