sexta-feira, 25 de abril de 2014

"Batman - O Cavaleiro das Trevas" e "O Segredo de Brokeback Mountain" no livro "1001 Filmes para Ver Antes de Morrer".


Além de trazer o Coringa na capa, a edição de 2010 (a edição mais atualizada tem como capa uma foto de "As Aventuras de PI") do livro "1001 Filmes para Ver Antes de Morrer" trouxe para a sua lista os filmes "O Segredo de Brokeback Mountain" e "Batman - O Cavaleiro das Trevas", com direito a elogios para Heath Ledger.

Confiram as críticas completas:


 "O Segredo de Brokeback Mountain" ("Brokeback Mountain") (2005)




Este filme de Ang Lee despertou muita atenção por ser um dos primeiros faroestes americanos a abordar o tema do homossexualismo e a chegar ao circuito comercial. É verdade que Andy Warhol tinha feito algo similar mais de três décadas atrás com o seu pioneiríssimo “Lonesome Cowboys” (1969), filmado no Arizona, nos estúdios Old Tucson. Porém, enquanto o filme de Warhol foi uma sátira ao gênero, o trabalho de Lee permanece sério e foi dirigido com precisão e perícia profissional que remetem aos westerns anteriores de Budd Boetticher, John Ford e Howard Hawks – embora este, em particular, fosse se sentir profundamente ofendido com o tema de “O Segredo de Brokeback Mountain”.

A partir do roteiro original de Larry McMurtry e Diana Ossana, o filme de Lee conta a história de Ennis Del Mar (Heath Ledger) e Jack Twist (Jake Gyllenhaal) que, quando estavam fazendo um solitário trabalho como pastores de ovelhas no interior de Wyoming, no verão de 1963, CE conheceram e se apaixonaram. No princípio, os dois são simplesmente colegas de trabalho, mas, à medida que o verão vai passando, a relação se aprofunda até se transformar num caso de amor que perdurará por toda a vida, embora seja daquele tipo proibido pela sociedade da época e entremeado por casamentos fracassados, com os quais nenhum dos dois se importa. Enquanto Gyllenhaal se sai muito bem em seu papel, Ledger é uma revelação: taciturno, tímido e introspectivo, ele esconde seus sentimentos e emoções por trás de uma couraça de modos rudes e másculos. As filmagens de Lee nos mostram a beleza e a aridez das paisagens e o elenco de apoio inclui Randy Quaid, Anne Hathaway e Michelle Williams, com atuações impecáveis. “O Segredo de Brokeback Mountain” retoma as convenções do Oeste americano e as altera para contar uma história de amor, totalmente convincente, que fica ecoando na mente do espectador por muito tempo depois da última cena já ter se desvanecido da tela. Este filme é um clássico americano instantâneo do século XXI.


"Batman- O Cavaleiro das Trevas" ("The Dark Knight") (2008)

Superprodução hollywoodiana longa e sombria, “Batman – O Cavaleiro das Trevas” é a ‘'continuação’' do diretor Christopher Nolan para ‘'Batman Begins’' (2005). Muito aguardado por seu roteiro (escrito por Nolan em pareceria com o irmão), seu elenco de nomes famosos e seu tom, é o filme mais impressionante e assustador na filmografia de Batman até agora. E também é o mais sofisticado do ponto de vista dos personagens e das emoções.

Christian Bale volta a interpretar o milionário Bruce Wayne/o super-herói Batman, que se vê encurralado pelas mãos diabólicas do Coringa (Heath Ledger), junto com o promotor Harvey Dent (Aaron Eckhart), sua assistente Rachel Dawes (Maggie Gyllenhaal) e o comissário Gordon (Gary Oldman). O desempenho de Ledger no papel do vilão altamente perturbado e perturbador é inesquecível e, sem dúvida, faz jus ao Oscar póstumo que o ator recebeu. Michael Caine e Morgan Freeman também aparecem, respectivamente como Alfred e Lucius Fox, dois bastiões do velho mundo onde a maldade conhecia o seu lugar.

Filmada em uma Chicago reluzente e sombria, a história gira em torno da escalada da perversidade e mostra como o bem pode ser maculado ou incompreendido ao tentar superar o mal. Particularmente chocante é a armadilha montada pelo Coringa, que põe pessoas em dois grandes barcos, cada um com um detonador para a outra embarcação, na esperança de promover um massacre. Filme complexo do ponto de vista emocional e moral, ‘'O Cavaleiro das Trevas’' apresenta Batman enfrentando diretamente o problema que sempre consumiu o personagem: como um justiceiro pode ser eticamente consistente? A melhor coisa sobre este filme é que ele nunca entrega ao público mais do que ele pode digerir. O Batpod (uma nova motocicleta para Batman) e os efeitos especiais estão sempre presentes em cenas de ação que trazem momentos de alívio, quando não é preciso pensar muito. Este impressionante retrato da noite escura dentro da alma de uma cidade obteve sucesso mundial de bilheteria.


Livro: "1001 Filmes para ver Antes de Morrer"
Editor geral: Steven Jay Schneider
Preço médio: 69,90

2 comentários:

Anônimo disse...

Heath deixou um lindo legado antes de morrer e vocês mantêm isso vivo. Muito obrigado

Anônimo disse...

Adorei o blog! O cara era demais isso o torna pra sempre inesquecivel!