sábado, 11 de dezembro de 2010

Austrália lança projeto Heath Ledger


A família do famoso ator australiano Heath Ledger aceitou colocar o nome do ator em um projeto, que visa registrar os pensamentos e as aspirações dos recém-formados tipos criativos de todo o país, informou a imprensa local neste sábado.

De acordo com o jornal Canberra Times, a carreira de Ledger foi bem documentada na tela grande, no entanto, a morte prematura do ator de 28 anos de idade calou as esperanças e sonhos que Ledger abrigou durante seus anos de formação profissional.

Essa percepção fez com que um novo projeto que visa captar os medos, esperanças e expectativas de jovens artistas se formasse.

O Projeto Heath Ledger, lançado na sexta-feira no National Film and Sound Archive, irá gravar e filmar as aspirações de cineastas, atores, escritores, cantores e artistas como os de pós-graduação das principais instituições de arte da Austrália. Ele irá acompanhar seu progresso, registrando seus altos e baixos com entrevistas de acompanhamento a cada cinco anos.

Em Camberra para o lançamento do projeto, Kim Ledger, pai de Heath, disse que embora seu filho nunca tenha ido para uma universidade, com a decisão tomada ainda jovem, de perseguir seu sonho de ser ator, ele teria muito a dizer sobre como sobreviver na indústria.

"Ele era bastante inflexível quando se tratava de seu próprio estilo de vida e processos de decisão. Nós nunca o ajudamos quando era criança, ele fez dentro de si mesmo", disse Kim a jornalistas, acrescentando que Ledger sempre foi consciente da importância da tutoria atores mais jovens.

Enquanto isso, o ministro das Artes, Simon Crean, disse que o projeto vai ajudar a preencher a lacuna na história oral da Austrália. "A história oral nos dá algo que a história escrita não ... Uma voz autêntica, em vez dos relatórios por escrito", disse ele.

0 comentários: