terça-feira, 22 de julho de 2008

'Batman' conquista aprovação do público brasileiro e é a estréia mais vista de 2008 no país

Com 775 mil ingressos vendidos em 547 salas, 'Batman - O cavaleiro das trevas' se tornou o maior lançamento cinematográfico de 2008 no Brasil. Segundo a distribuidora Warner Bros. Pictures, o filme arrecadou, nos três primeiros dias de exibição, 18% a mais do que o então líder, 'Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal'. Uma prova da popularidade do filme por aqui é o resultado da enquete promovida pelo Globo Online desta segunda-feira: para 69,34% dos 349 internautas que participaram da pesquisa, o atual Homem-Morcego, Christian Bale, é o melhor intérprete do herói nos cinemas.

Vários internautas mandaram seus comentários sobre o filme para a seção participativa Eu-repórter. A maioria exalta a produção: "Pela primeira vez, em muitos anos, saí do cinema com a minha nerdice plenamente satisfeita com o filme de Christopher Nolan, já alçado á condição de semi-deus por uma legião de fãs do Cavaleiro das Trevas. A maioria das pessoas não consegue alcançar o que é, para um fã, ver o seu personagem favorito retratado como ele realmente é na tela grande. Sem tirar nem por, aquele é o Batman. E o Coringa. E Jim Gordon. E Harvey Dent. Quase chorei", escreveu Marco André Freire Soares.

Mesmo os leitores que se mostraram críticos mais ferrenhos da produção não poupam elógios a um ponto: o Coringa vivido pelo ator Heath Ledger, morto em janeiro deste ano por uma overdose de remédios. "Esperava um pouco mais deste filmes. Achei o roteiro um pouco confuso em certos momentos, a sequencia de acontecimentos fica muito rapida dificultando a compreensão.(...) O ponto alto do filme é realmente a interpretação de Heath Ledger para o Coringa, especialmente a gargalhada que está sensacional", afirma Leonardo Cirne Machado.

Aliás, a grande maioria dos leitores do Globo Online concorda com a campanha por candidatura póstuma de Ledger ao Oscar de melhor ator coadjuvante na próxima edição do prêmio: 90% dos que opinaram na pesquisa acham justo que a performance do Coringa entre na disputa pela estatueta.

É o que pensa o leitor João Marcos Salles: "Certamente deveria... o fato da morte dele não significa que seu trabalho deveria ser menos ou mais considerado para o Oscar. Ele deveria concorrer em pé de igualdade". Alexandre Valente concorda: "Levando em conta que ele fez o filme em vida, e não com um conjunto de aparatos eletrônicos que produziram sua performance fica difícil negar um reconhecimento desses. Sim, merece".

O leitor Bernardo Roque engrossa o coro, mas faz uma ressalva: "A atuação foi brilhante, merece disputar o Oscar. Só espero que essa 'campanha' não vire uma baboseira em função da morte do ator. O cara tem que ganhar pela atuação, e não por uma homenagem".

Mesmo quem não concorda com a indicação, destaca a interpretação de Ledger: "Essa campanha só existe por dois únicos motivos: 1° - um ator carismático morreu (o motivo não importa) e 2° - existe um monte de gente que é fã dos quadrinhos do Batman. De fato, não importa a performance de Heath Ledger (que, diga-se de passagem, segundo a crítica, está muito boa), para que existisse essa campanha. Ademais, uma excelente atuação nem sempre é digna de um Oscar", diz Alexandre Galvão Rodrigues.

Ainda de acordo com a Warner, 'Batman - O cavaleiro das trevas' também foi o responsável por 51,4% da bilheteria entre os dez filmes mais vistos no país no último final de semana. O total obtido pelo longa-metragem é três vezes maior do que o segundo colocado. Já nos Estados Unidos e Canadá, o longa obteve US$ 158,3 milhões em ingressos vendidos e bateu o recorde de arrecadação em um final de semana de estréia. Diante dos atuais concorrentes, o filme de Christopher Nolan ficou US$ 128,3 milhões na frente do segundo colocado.

Em sua nova aventura para o cinema, Batman segue como o vigilante de Gotham City e tem Jim Gordon (Gary Oldman) e o promotor público Harvey Dent (Aaron Eckhart) como aliados, além do apoio de seu fiel mordomo Alfred (Michael Caine) e do amigo Lucius Fox (Morgan Freeman). Mas um inimigo surge para ameaçar a paz da cidade: o Coringa (Heath Ledger), que inicia uma série de ataques e ameaça Rachel Dawes (Maggie Gylenhaal). Batman então percebe que não enfrenta simplesmente mais um vilão, e sim um adversário maquiavélico e inteligente que não poupará esforços para sair triunfante da batalha.


Ps: Fico muito feliz com que a nossa campanha tenha ficado tão famosa em nosso país, e em saber também que à muitas pessoas a favor de que o Ledger realmente possa ganhar um Oscar.
Obrigada a todos, não só eu, mais assim como o Ledger também, onde quer que ele esteja, está agradecendo por todos nós.
Parabéns a produção também do Batman, por ter produzido um filme tão polêmico e com um contéudo que agradace o público, neh.
Vamos cruzar os dedinhos e torcer para que o Ledger seje indicado ao Oscar e possa ganhar essa linda estatueta.
Ele mereceeeeeeeee, não só como uma homenagem, mais principalmente como um personagem muito bem interpretado e surpreendente.

2 comentários:

Anônimo disse...

Oi
Conheci seu blog hoje, e achei muito bom, gostaria de saber como faço para adquirir a camisa em homenagem ao Heath Ledger, pois estou com dificuldades de acessar o Orkut.

Aline

Paula Espíndola disse...

Olá Aline, tudo bom?
Desculpa a demora de te responder, é que ultimamente andava meio ocupada, ai não dava para mim atualizar o site direito.
Mais como você estava falando, sobre a blusa, a Roseana (membro da comunidade do Orkut "Heath Ledger Eternamente"), que inventou essa idéia. Como você está com dificuldades para entrar no Orkut, vou perguntar a ela, se tem como eu te passar o email dela, e assim você poderá entrar em contato com ela melhor, ok?
(É que realmente eu não sei o email dela, mais até amanhã a tarde, provavelmente te darei a resposta, está bem?)

Caso você também preferir, você poderá salvar essas imagens da blusa no seu pc, e você mesma poderá fazer de acordo com o malde da blusa. É só levar numa loja de bordados (onde fazem blusas com fotos e tal) e você mesmo pode fazer se preferir, entendeu?

Bom, caso tenha mais alguma dúvida, mande para nosso email:
heathledger.brasil@yahoo.com.br

Muito obrigada pela colaboração!
Sua visita é sempre bem-vinda!

Abraços,
Paula Espíndola (Administradora do Heath Ledger Brasil)